fbpx
Anúncios

Peru com Manteiga de Ervas e Figos na Redução de Espumante

No terceiro episódio do Especial de Natal Sabor Perfeito e Tonin a estrela principal é o PERU. Ele é o prato principal da ceia de muitos brasileiros e tem diversas maneiras de ser feito.

A receita que fiz é com figos frutas em uma redução de espumante. Um contraste delicioso entre salgado e doce que deixa este prato no clima de Natal!

Se não gosta de figos não tem problema, faça apenas a redução e regue o peru quando ele estiver pronto. Fica fantástico. Você pode fazer uma farofa para acompanhar também!

Temos a opção de farofa que fiz no segundo episódio, CLIQUE AQUI para ver, ou temos outras opções de farofa, CLIQUE AQUI para ver!

Agora vamos a receita, não deixe de assistir ao vídeo para ver direitinho como fazer este peru delicioso!

Peru com Manteiga de Ervas e Figos na Redução de Espumante

 

Ingredientes:

1 peru

1 cebola grande

3 dentes de alho

250ml de espumante brut

1 tablete de manteiga

Tomilho, orégano, manjerona, manjericão, salsa bem trituradas

2 caixinhas de figo fruta

1 garrafa de champagne

1 xícara de açúcar

 

 

 

Modo de Preparo:

 

Para começar você deve temperar o peru na noite anterior ou pelo menos deixar 3 horas temperado na geladeira. Pra fazer o tempero, bata no liquidificador cebola, alho e sal. Tudo batido acrescente 250ml de espumante e misture com uma colher. 

Coloque o peru limpo em uma forma forrada com papel alumínio suficiente para cobrir ele todo. Regue o peru com o tempero, esfregue bem para pegar o tempero em todo o peru. Feche e leve para geladeira.

No outro dia ou 3 horas depois, tire o peru da geladeira, em outra forma forrada com papel alumínio ou na travessa que for servir, se ela poder ir ao forno, desembrulhe e coloque o peru na forma. Regue com um pouco do tempero. Passe manteiga de baixo da pele do peru desta maneira o peru vai ficar macio e não vai ressecar.

Em seguida, derreta a manteiga e misture os temperos bem triturados. Com uma seringa para cozinha, coloque a manteiga, fure o peru e injete a manteiga temperada. Se os temperos não estiverem bem triturados eles irão entupir a seringa, então triture bem e na hora de injetar, chacoalhe a seringa para o tempero não aglomerar.  

Leve o peru ao forno para assar coberto com papel alumínio, forno a 200°C por 1hora e 30 min ou até o termômetro levantar. Então tire o papel alumínio de cima para que ele doure.

Para fazer a redução, em uma panela caramelize o açúcar. Coloque o açúcar e um pouco de água, misture, ligue o fogo até o açúcar derreter e ficar marrom. Quando o açúcar estiver no ponto, adicione o espumante para reduzir, misture e deixe cozinhar até ele virar uma calda mais espessa. Quando tiver engrossando acrescente os figos inteiros e envolva-os bem na calda. Desligue o fogo e tampe a panela para o figo cozinhar. Quando tirar o peru coloque ele em uma travessa e coloque os figos em volta e regue com a redução. Decore também com figos secos se for do seu gosto.

 

Anúncios

No Comments

O que achou? Deixe seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: