Mafufo – Charuto de Repolho

Este prato delicioso de descendência Árabe tem grande popularidade no Brasil. Hoje é muito comum ser encontrado em restaurantes e não só nos de comida típica Árabe. Eles podem ser feitos com folhas de Uva, de Couve, de Acelga e de Repolho. Hoje trouxe a receita para o charuto de repolho, mas se quiser fazer com outra folha é só trocar, o procedimento é o mesmo.

Charuto de Repolho

charuto6

Ingredientes:

600g de carne moída

3/4 de xícara (chá) de arroz branco

1/3 de xícara (chá) de cebola ralada

1 colher (chá) de alho picadinho

1/4 de xícara (chá) de salsinha picada

1 ramo de cebolinha picadinha

1/4 de colher (chá) de molho inglês

1 colher (sopa) de sal

1 colher (chá) de azeite

pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto

1 xícara (chá) de molho de tomate de sabor neutro ou sabor manjericão ou ervas, misturado com água suficiente para cobrir os charutos

 

Modo de Preparo:

Leve ao fogo um caldeirão com bastante água e um pouco de sal. Retire o miolo do repolho usando uma faca pequena para recortá-lo em forma de cone. Separe as folhas com cuidado para não rasgá-las. Lave e reserve as folhas mais externas e machucadas do repolho, e as muito rasgadas também, para forrar a panela.

Assim que a água ferver, junte as folhas de repolho, em duas ou três levas, e cozinhe por 2 a 3 minutos, até que fiquem ligeiramente flexíveis. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer até esfriarem. Coloque sobre uma tábua de cortar e descarte os talos duros centrais, recortando-os com uma faca afiada. As folhas maiores podem ser separadas em duas.

Coloque numa bacia a carne, o arroz, a cebola, o alho, a salsinha, a cebolinha, o sal, o molho inglês, o azeite e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem, mas sem amassar demais a carne, para que não fique dura.

Coloque uma folha ou metade de folha de repolho sobre uma superfície de trabalho e arrume cerca de duas colheres de sopa cheias de recheio no centro, em forma de croquete. Dobre as laterais sobre o recheio e enrole, sem apertar muito, formando um charuto. Repita o procedimento até usar toda a carne.

Forre uma panela grossa com as folhas de repolho mais duras e/ou rasgadas reservadas. Arrume os charutos em camadas, deixando-os bem juntos uns dos outros.

Misture o molho de tomate com água suficiente apenas para cobrir os charutos (isso vai depender do tamanho da sua panela). Despeje sobre os charutos, tampe e leve ao fogo brando até estarem cozidos. Prove um charuto de cima para saber se estão prontos – o arroz deve estar macio, mas não mole. O tempo de cozimento vai depender da panela usada e da chama do fogão, mas pode levar de 30 minutos a 1 hora.

Sirva quente ou frio.

 

Anúncios

O que achou? Deixe seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.