Cor e Nutrição

alimcolor

Uma alimentação nutritiva e balanceada é o que todo mundo busca.

E isso tem como ser feito com muita cor e sabor. Entenda um pouco sobre os alimentos e suas cores e monte uma rotina alimentar bem colorida e que vá suprir todas as necessidades nutricionais que o seu organismo precisa.

CORES DOS ALIMENTOS

Verde: espinafre, brócolis, pimentão, escarola, o salsão, kiwi e manjericão. A clorofila, pigmento responsável pela cor verde, é uma ótima fonte de energia celular e rica em vitaminas antioxidantes. Por isso, inibe a ação dos radicais livres e impede que o organismo absorva substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

Laranja: cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Possuem carotenoides (pró-vitamina A) e vitamina C, que atuam como antioxidantes e auxiliam a produção de colágeno na pele. Além disso, impedem a formação de substâncias causadoras do câncer e ajudam a proteger o coração.

Vermelho: tomate, melancia, cereja, morango, goiaba vermelha e framboesa. Contêm licopeno, um tipo de carotenoide, com função antioxidante, que protege as células contra os radicais livres, e colabora na prevenção de cânceres. Estes alimentos são ricos em antocianina, uma substância que estimula a circulação sanguínea.

Roxo: uva, ameixa, amora, beterraba e jabuticaba. Contêm ferro e antocianina, pigmento que age como antioxidante e, por isso, neutraliza a ação das substâncias cancerígenas, melhora o aspecto da pele e retarda o envelhecimento.

Sem pigmentos, mas super nutritivos!

Para completar a dieta equilibrada, inclua outros grupos de alimentos no prato, que mesmo não tendo pigmentos, são ricos em nutrientes e geram benefícios ao corpo!

– Leite, iogurte e queijo: são fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e são ricos em proteínas

– Arroz, aveia, trigo, centeio e outros cereais: são fontes de carboidratos e energia, potássio e fósforo.

– Batatas, mandioca, mandioquinha,  inhame e outros tubérculos: fornecem energia ao organismo.

– Carne de frango e peixe: proporcionam proteínas, ferro, fósforo, potássio e vitaminas.

Fonte: http://www.sadia.com.br/vida-saudavel/67_de+bem+com+a+vida/157_prato+nutritivo+com+alimentos+coloridos/163_prato+nutritivo+com+alimentos+coloridos

Anúncios

O que achou? Deixe seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.