fbpx
Anúncios

Tortinhas de Frutas Italiana

Uma sobremesa deliciosa, delicada e linda! Parece que você comprou e não que você mesmo fez elas de tão perfeitas que elas ficam! A massa é um pouco mais trabalhosa de fazer mas o recheio e as frutas são muito rápidas. Experimentei esta delicia em uma feira italiana em uma confeitaria de 120 anos e não resisti, procurei a receita preparei e ficou divino! Vocês tem quem experimentar também.

Tortinhas de Frutas Italiana

IMG_0998

Ingredientes:

Para Massa:

313 g de farinha de trigo   

3 colheres de sopa de açúcar     

227 g de manteiga sem sal, fria, corte em cubos de 6 mm

2 gemas de ovo, frio     

90 ml de água gelada, separando 2 colheres de sopa a parte    

1 ovo grande, levemente batido   

Para o Creme Italiano:

237 ml de leite integral     

½ fava de baunilha, quebrada ou 1 colher de chá de essência

 5 colheres de sopa de açúcar refinado, dividido     

3 gemas grandes, em temperatura ambiente     

1 colher de sopa de amido de milho     

1 colher de sopa de farinha de trigo

125 ml de creme de leite

½ colher de sopa de açúcar de confeiteiro, peneirado

Para as Frutas:

60 ml de geleia de cereja ou framboesa ou de damasco, sem sementes

Frutas vermelhas, morango, framboesas, mirtilos e amoras

Modo de Preparo:

Para Massa: 

Coloque a farinha e o açúcar na tigelada batedeira ou processador e pulsar algumas vezes para misturar. Adicione a manteiga fria, bata até que fique bem misturado e esfarelando. Em uma tigela pequena, levemente bata as gemas e adicione a água gelada deixando reservado as 2 colheres de sopa e misture bem. Com o processador ou batedeira em funcionamento, adicione a mistura de ovos, em um velocidade lenta. Bata até ficar homogêneo. Verifique se a massa está boa apertando uma pequena quantidade de massa com os dedos. Se a massa ficar quebradiça, adicione 1 colher de água gelada e misture, se continuar quebrando adicione a outra colher. Divida a massa em duas bolas iguais, achate cada bola em formato de disco e embrulhe em plástico filme. Leve a geladeira por pelo menos 1 hora. Desenrole e abra a massa em cima de uma superfície enfarinhada com uma espessura de 3mm. Corte os discos com forminhas de tortinhas redondas untadas, e aperte elas para modelar e retirar o excesso. Fure a massa com garfo coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao congelador por no mínimo 30 min. Preaqueça o forno a 190 ° C. Retire a massa do congelador. Coloque sobre cada tortinha um pedaço de papel manteiga com alguma coisa para fazer peso, arroz ou feijão e leve para assar durante aproximadamente 15 minutos ou até as bordas ficarem douradas. Retire do forno, retire o papel manteiga e o peso e deixe descansar por 1 min. Pincele em cada superfície das tortinhas o ovo batido e volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 5 a 10 minutos. Retire do forno e desenforme as tortinhas e deixe elas esfriarem com um pano cobrindo elas.

Para o Creme Italiano:

Em uma panela pequena adicione o leite, a baunilha ou a essência e o açúcar, reservando 1 colher de sopa do açúcar. Em fogo médio leve para ferver e dissolver o açúcar. Enquanto isso, em um refratário fundo bata as gemas e o açúcar reservado para obter um creme.Usando uma peneira, peneire o amido de milho e farinha na mistura de ovo. Bata até ficar homogêneo. Remova do leite os pedaços de baunilha se foi o caso de ter usado a baunilha picada. Aos poucos, despeje a mistura de leite quente na mistura de ovos, mexendo constantemente até misturar bem. Peneire esta mistura colocando em uma panela, deixe ferver, mexendo sempre em fogo médio, até engrossar. Tire do fogo e transfira para um refratário, cubra com plástico filme, deixando o plástico encostar na mistura para evitar que forme uma camada grossa por cima. Na batedeira bata o creme de leite e o açúcar de confeiteiro até ficar firme e formar picos. Retire o creme da geladeira e vá adicionando aos pouco o chantilly ao creme e misturando. O creme está pronto.

Para as Frutas e montagem:

Em uma panela pequena em banho maria coloque o pote da geleia que você escolheu e vá misturando até ficar bem liquida, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Pegue os discos de massa e divida o creme italiano em cada uma delas. Coloque as frutas lavadas e em pedaços por cima do creme e em seguida pincele a geleia por cima das frutas para ficar como um esmalte.
Você pode servir com chantilly e açúcar de confeiteiro peneirado por cima. Pode servir ela em temperatura ambiente ou gelada.
leaderboard2
Anúncios

No Comments

O que achou? Deixe seu comentário para que eu possa sempre melhorar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: