fbpx
Anúncios

Torta de Shitake com Fundo de Alcachofra

Babando por esta torta! Deliciosa, a massa é fácil de fazer, o recheio fica com um sabor dos deuses. Não tem o que por defeito nela.

O shitake da um sabor incrível e a combinação dos ingredientes deixa uma torta encorpada mas ao mesmo tempo leve. É difícil até descrever, você tem que provar para entender o que estou falando! Então mão literalmente na massa e aproveite cada pedaço desta delicia. 

 

Torta de Shitake com Fundo de Alcachofra

 

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho

1 colher de sopa de fermento em pó

1 ovo grande

3 colheres de sopa de óleo

1 xícara de leite

1 colher de chá de sal

 

Recheio:

1 vidro de fundo de alcachofra

1/2 vidro de coração de alcachofra

100g de shitake desidratado

200g de creme de leite (pode usar o creme de leite fresco no lugar)

1 cebola pequena picadinha

2 dentes de alho triturado

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sobremesa de amido de milho

Sal e pimenta do reino a gosto

200g de queijo parmesão radado

 

Modo de Preparo:

Em 1 litro de água coloque o shitake desidratado para ferver e reidratar. Deixe em fogo médio baixo por 30 minutos, depois desligue e deixe na agua por mais 30 minutos. Enquanto os cogumelos hidratam novamente, faça a massa. Misture os ingredientes secos peneirados ao leite e misture, em seguida acrescente o ovo e o óleo e com a mão amasse até a massa soltar da mão. Se achar que ainda está muito grudenta acrescente mais farinha e amido de milho. É uma massa mais pegajosa mesmo. Abra a massa em uma travessa, cobrindo inclusive as bordas. Fure com garfo e deixe descansar.

Para o recheio você irá dourar a cebola e o alho no azeite extra virgem, em seguida acrescente os cogumelos, escorrendo da água, mas não descarte a água pois ela será utilizada. Deixe o cogumelo cozinhar mais um pouco, acrescente então o fundo e coração de alcachofra picadinhos. O fundo de alcachofra pique em cubos e o coração de alcachofra corte ao meio. Neste momento acrescente um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe cozinhar mais um pouco e acrescente o creme de leite. Misture tudo e deixe todos os ingredientes encorpar. Neste momento comece a colocar um pouco da água do cozimento do shitake e vá provando até atingir um sabor suave do shitake no creme. Acrescente parte do queijo parmesão e reserve um pouco para por por cima da torta.

Depois que o queijo estiver incorporado o creme ainda estará um pouco caldeado, pegue um pouco mais da água do shitake e misture o amido de milho para que não empelote o creme. Coloque e misture até começar a engrossar. Desligue o fogo, acerte sal e pimenta a gosto e então coloque o creme na forma com a massa. Polvilhe o restante de queijo e leve ao forno por 35-40 minutos à 180ºC.

 

Quer mais receitas de torta? CLIQUE AQUI

Anúncios

No Comments

O que achou? Deixe seu comentário para que eu possa sempre melhorar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: