Anúncios

Torta Natalina de Cereja

Quer uma torta bem natalina e que fica perfeita para qualquer ocasião de suas comemorações? Esta receita fica perfeita para servir a tarde se for receber alguém, para servir de sobremesa no almoço ou na ceia de Natal. Vai deixar seu Natal ainda mais perfeito e saboroso!

Quer mais receitas de Natal? CLIQUE AQUI

Torta Natalina de Cereja

Ingredientes:

Massa:

315g de farinha de trigo

1 1/4 colheres de chá de sal

90 g de manteiga sem sal, refrigerada e em cubo

148g de gordura vegetal, refrigerada

120 ml de água gelada

Recheio:

4 e 1/2 xícaras de cerejas frescas picadas ao meio sem caroço

135 g de açúcar cristal

28g de amido de milho

15 ml de suco de limão

1 1/4 colher de chá de extrato de baunilha puro

1 colher de sopa de manteiga sem sal fria, cortada em pequenos cubos

1 ovo grande batido com 1 colher de sopa de leite

Açúcar cristal para polvilhar sobre a torta

Modo de Preparo:

Misture a farinha e o sal em uma tigela grande. Adicione a manteiga e a gordura vegetal. Usando dois garfos, vá amassando a manteiga e a gordura vegetal, misturando na farinha até ficar granulada. Em uma tigela menor coloque 120ml de água e adicione gelo. Mexa até o gelo derreter um pouco. Você irá utilizar apenas 120ml desta água bem gelada. Com uma colher de sopa vá adicionando aos poucos a água na mistura de farinha e manteiga e vá mexendo com uma espátula de borracha ou uma colher de pau depois de cada colher de sopa adicionada. Pare de adicionar água quando a massa começa a formar grandes aglomerados. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. A massa deve estar em um ponto que não fique pegajosa, se ela estiver acrescente um pouco mais de farinha e dobre a massa cm a mão para que a farinha e a manteiga incorpore totalmente. Forme uma bola com a massa e divida em duas partes, uma maior que a outra. Faça então um disco com cada pedaço de massa e embrulhe em plástico filme. Refrigere por pelo menos 2 horas e até 5 dias. Quando for preparar a torta, tire o disco de massa maior da geladeira, abra ela com um rolo, molde em uma forma para tortas e volte para a geladeira, até o recheio estiver pronto para ser colocado.

Comece a preparar o recheio. Em uma tigela grande, coloque as cerejas, o açúcar, o amido de milho, o suco de limão e a baunilha  e misture até combinar completamente. Coloque o recheio na geladeira enquanto o forno se aquece.  Pré-aqueça o forno a 200 ° C. Tire da geladeira a forma com a massa e coloque todo o recheio sobre ela, evitando de colocar muito do caldo que acumula no fundo da tigela que preparou o recheio. Coloque então pedacinhos de manteiga sem sal por cima do recheio. Tire então o outro disco de massa e abra ele com o rolo, corte então tiras e entrelace com espaço entre uma tira e outra as tiras em cima do recheio. Se quiser fazer uma massa granulada por cima apenas esmigalhe a massa assim que tirar da geladeira. Bata então o ovo e o leite e pincele sobre a massa entrelaçada. Polvilhe açúcar crista e leve a torta ao forno. Asse por 20 minutos em 200ºC e depois abaixe para 190ºC e deixe assar por mais 30 minutos.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: