Torta de Camarão com Palmito

Uma torta muito apetitosa, saborosa. O recheio fica um creme delicioso e se você gosta de camarão vai gostar desta receita mesmo se não for fazer uma torta e quiser preparar um camarão no molho.

O palmito e o camarão combinam perfeitamente e parece com tortas que compramos prontas.

Torta de Camarão com Palmito

torta de camarão

Ingredientes:

Massa

2 ½ xícaras de farinha de trigo

2/3 de xícara de manteiga gelada

1 colher de chá de sal

1 gema graúda

6 a 8 colheres de sopa de água gelada

 

Recheio

1 cebola média

1/4 de pimentão vermelho

1/4 de pimentão amarelo

3 dentes de alho

Azeite

2 tomates médios

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 folha de louro

600g de camarão médio sem casca

1 vidro de palmito picado

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Salsinha, manjericão e cebolinha a gosto

Modo de Preparo:

Prepare a massa com antecedência por ela deve descansar na geladeira por 6 horas.

Corte a manteiga em cubos de 2 cm. Coloque a farinha num processador juntamente com a manteiga, acrescente o sal e pulse até obter uma textura de areia grossa. Acrescente a gema e pulse novamente. Ponha a água aos poucos, pulsando até que a massa de ligua. Não bata a massa em excesso. Faça uma bola, coloque num saco plástico e leve à geladeira por seis horas.

Prepare o recheio, refogando cebola, pimentões e alho bem picadinhos em azeite, o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando a cebola já estiver transparente acrescente os tomates picados em cubinhos, o extrato de tomate e a folha de louro. Deixe cozinhar até os tomates ficarem bem macios e então acrescente os camarões. Assim que eles ganharam a coloração rosa acrescente os palmitos. Tempere o palmito com sal e pimenta caiena. Depois adicione a farinha de trigo diluídas em água para engrossar o refogado. Já como fogo desligado adicione a gosto um punhado de salsinha, manjericão e cebolinha para perfumar.

 

Montagem:

Divida a massa para forra a forma e para fechar a torta.

Numa forma de fundo removível coloque no fundo papel manteiga e abra a massa para cobrir todo o fundo e as laterais. Em seguida coloque o recheio e cubra com o resto de massa.

Uma pincelada de gemas sobre a parte de cima vai deixar uma coloração mais apetitosa na torta. Leve ao forno pré aquecido por 40 minutos à 200ºc.

BANNER TONIN CIDADES E INGREDIENTES

 

 

%d blogueiros gostam disto: