Sushi Caseiro

Hoje é muito comum pedir em casa ou ir em restaurantes japonês e desfrutar de uma comida deliciosa japonesa. Mas sempre bate aquela curiosidade, será que eu consigo fazer sushi? Pois vou te falar que sim. Não é a coisa mais fácil mas é possível e fica tão bom quanto em um restaurante japonês. Sem falar que vale a aventura na cozinha.

A base do sushi é o arroz e a alga, e os outros ingredientes vão de acordo com o gosto de cada um. Como não somos nenhum especialista na culinária japonesa, recomento não fazer com peixe cru, pois não temos referencia sobre qualidade e aparência do peixe.

Os recheios que escolhi foi salmão (receita abaixo), kani kama, pepino japonês, cenoura, tomate seco e rúcula. Fiz também uma conserva de gengibre onde o caldo usei para preparar o salmão.

Arroz para Sushi

Ingredientes:

1 xícara de arroz japonês

1 xícara de água

1 colher de sopa de vinagre de arroz

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

 

Modo de Preparo:

Em água corrente lave o arroz até a água não ficar mais branca e sim translúcida. Coloque então o arroz de molho por aproximadamente 40 minutos. Escorra o arroz e em uma panela coloque o arroz e a água. Em fogo médio e panela tampada deixe ferver. Quando ferver suba o fogo por 1 minuto e depois coloque fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até a água secar. Desligue o fogo e deixe o arroz descansar por 10 minutos tampado. Em um potinho misture o vinagre, açúcar e sal. Transfira o arroz para uma tigela de madeira ou de vidro e coloque esta mistura de vinagre aos pouco e vá misturando cuidadosamente o arroz para o tempero espalhar, experimente e vá adicionando a mistura a seu gosto. Misture com uma colher de madeira para o arroz não grudar tanto. Depois que estiver misturado e pronto, tampe com um pano molhado e deixe esfriar para poder preparar o sushi.

 

Conserva de Gengibre

Ingredientes:

2 unidades de gengibre e fatias finas

1 1/2 xícaras de chá de vinagre de arroz

15 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

 

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela todos os ingredientes e deixe ferver, vá mexendo até o liquido ficar mais cremoso, então desligue o fogo e deixe descansar por aproximadamente 1 hora. Tire o gengibre com um pouco desta calda e coloque na geladeira. O resto da calda reserve para preparar o salmão.

 

Salmão Grelhado com Molho de Gengibre

Ingredientes:

1 kg de salmão com pele

2 colheres de sopa de azeite

Caldo da conserva de gengibre

Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Lave o salmão e corte ele em 3 partes, coloque em uma forma própria para ir ao forno, com a pele para baixo. Regue com azeite e sal. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos a 200ºC. Retire do forno e deixe esfriar por um tempo. Tire a pele do salmão e comece a picar em lascas menores todo o salmão. Coloque novamente em uma forma e regue com o caldo do gengibre, volte ao forno por mais 15 minutos a 200ºC.

 

Enrolando o Sushi

Para enrolar você irá precisar de uma esteira de bambu. Enrole ela no plástico filme para que o arroz não grude nela e fique fácil a limpeza.

Prepare todos os ingredientes que irá usar para rechear seu sushi e deixe ao seu alcance na hora de enrolar. Deixe as folhas de alga também preparadas.

Coloque uma folha de alga na esteira. Coloque o arroz até um pouco mais da metade da alga, pressionando para não deixar uma camada muito grossa de arroz. Então comece a colocar os ingredientes do recheio, faça um amontoado dos ingredientes um pouco abaixo da borda da alga com arroz, deixando aproximadamente 1 dedo e meio de distancia da borda. Então comece a enrolar com a esteira, da mesma maneira que enrolaria um rocambole. Pressione o suficiente para não deixar os ingredientes frouxos. Para fechar, passe um pouco de água na ponta da alga que ficou sem arroz e termine de enrolar. Depois com uma faca bem afiada corte os sushis. Uma dica, se você colocar o rolo de sushi na geladeira por alguns minutos antes de cortar ele fica mais firme e não desmancha o sushi quando cortar.

 

 

 

O que achou?