Salmão grelhado com creme de Camarão

Uma receita deliciosa para preparar em uma ocasião especial ou uma boa opção para quem não gosta de bacalhau e quer preparar um peixe na Páscoa! Junto com essa receita deliciosa você tem a opção de mudar um pouco o prato e fazer Risotto de Creme de Camarão com Salmão grelhado.

 

Salmão grelhado com creme de Camarão

salmão-com-camarão

Ingredientes

Para o Salmão:

4 Files de Salmão

2 Limões ou Limão siciliano

Azeite

Sal

Pimenta do Reino

 

Para o Creme de Camarão:

1 kg de camarão (tamanho médio) limpo, sem casca, temperado com limão e sal

3 tomates pelados amassados grosseiramente

1 cebola picada

200g de creme de leite fresco ou caixa de creme de leite

1 pote de requeijão cremoso

Azeite para refogar

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Faça primeiro o creme de camarão. Em uma frigideira mais funda e larga, coloque um fio de azeite e a cebola picada ou triturada, refogue até dourar, acrescente os camarões temperado com sal e limão  e quando estiverem ficando bem rosados acrescente  o tomate pelado e refogue por mais um tempo sem deixar queimar. Em seguida acrescente o creme de leite fresco e deixe cozinhar por uns 5 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve. O Requeijão será acrescentado após grelhar o salmão.

Para grelhar o salmão você irá tempera-lo fazendo uma marinada de azeite, sal, limão e pimenta do reino durante uns 20 min na geladeira. Em uma frigideira passe um fio de azeite e aqueça, coloque os files de salmão e grele uniformemente dos dois lados. Se os files forem mais altos deixe por mais tempo para que possa grelhar por inteiro.

Acrescente o requeijão ao creme de camarão e esquente até o requeijão derreter e misturar ao molho. Coloque os files de salmão em uma forma ou diretamente no prato e regue com o molho de camarão, ou se preferir pode fazer ao contrário colocando o salmão por cima do creme. Para enfeitar e dar um toque especial, coloque laminas de castanhas por cima.

Nossa sugestão para esta receita é fazer um risoto com o creme de camarão.

Antes de preparar o creme, comece a fazer o risoto. Esquente uma caneca de água temperada com um caldo de legumes. Em uma panela funda coloque um fio de azeite, cebola triturada, tempero de alho e sal, refogue por um tempo e acrescente o arroz próprio para risotto. Logo em seguida coloque a caneca de água na panela. Mexa para que os temperos se misturem e tampe a panela. De tempo em tempo abra e mexa o arroz. Enquanto isso vá preparando o creme de camarão. Na hora que o arroz estiver quase no ponto e bem cremoso, acrescente o creme de queijo sem o requeijão e misture. Deixe o risoto em fogo baixo para terminar de cozinhar, verifique a textura do arroz, se ela ainda estiver muito firme, acrescente mais um pouco de água quente, mas bem pouco, apenas para terminar de cozinhar. Lembrando que o arroz de risotto não fica macio como o arroz normal.  Enquanto isso comece a grelhar o salmão. Acrescente o requeijão ao risotto, misture até ficar homogêneo. Sirva o risoto e coloque em cima ou ao lado o salmão grelhado.

 

 

%d blogueiros gostam disto: