Anúncios

Risotto de Brie com Pêra

Quer fazer algo especial, diferente e ousado para o dia dos pais e ainda não encontrou nada? Agora você encontrou! Este risotto de brie com pêra é divino, fica muito saboroso. Uma mistura e explosão de sabores sem igual!

Uma ótima ideia de presente para seu pai se ele é um adorador da culinária!

 

Risotto de Brie com Pêra

Ingredientes:

1kg de arroz arbóreo

1,5l de caldo de legumes

2 colheres de sopa de manteiga com sal

4 colheres de sopa de azeite extra viagem

1 cebola média picada em cubinhos

2 dentes de alho triturados

500ml de vinho branco

8 pêras

280g de queijo brie

1 limão

1 1/2 xícara de açúcar cristal

200g de queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

Prepare todos os ingredientes antes de começar a fazer o risotto. Pique 6 pêras em cubos, com a casca, e esprema o limão para conservar. Pique o queijo brie em cubos e reserve. Rale o queijo parmesão e reserve. Faça o caldo de legumes, colocando 1,5l de água para ferver com cheiro verde, 1 cenoura descascada, 1/2 cebola, 4 vagens, 2 dentes de alho inteiros descascado e um pouco de azeite e sal para temperar.

Prepare primeiro as pêras. Em uma frigideira coloque uma colher de sopa de azeite, deixe esquentar e então junte as pêras picadas. Coloque 1/2 xícara de açúcar cristal e misture tudo. Deixe cozinhar por uns minutos, mexendo sempre. A pêra deve ficar macias, porém não tanto pois ainda irão cozinhar quando juntar ao risotto. Reserve.

As outras duas pêras que sobrou, lave elas bem e pique elas em 4 pedaços, sentido vertical. Em uma forma coloque elas com a casca para baixo, passe 1 colher de azeite por todos os pedaços. Com o restante do açúcar cristal cubra todos os pedaços de pêra. Leve ao forno a 190°C por 30 min.

Comece então a preparar o risotto. Em uma panela grande, funda, coloque a manteiga, o restante do azeite e leve ao fogo alto. Quando a manteiga derreter coloque a cebola e 2 dentes de alho triturados. Abaixe o fogo e deixe refogar por 2 minutos. Então junte o arroz arbóreo. Mexa bem para todo o azeite e a cebola se misturar ao arroz. Coloque então o vinho branco e misture até o vinho evaporar totalmente. Aproveite este momento para sentir um dos aromas mais gostosos da culinária, eu amo!

Continuando, você irá subir o fogo novamente e começar a adicionar conchas do caldo de legumes, que deve estar a todo momento bem quente para você ir introduzindo no processo todo até o arroz ficar al dente. O arroz de risotto ele não fica completamente macio como o arroz normal. Por tanto vá provando durante o processo e vá adicionando mais caldo para ele ir cozinhando, é pelo caldo também que você irá medir o tempero do arroz, ajuste o sal colocando mais se preciso no caldo. Misture o tempo todo para que não grude no fundo da panela. O arroz irá dobrar de tamanho e ficará cremoso conforme for cozinhando.

Quando você provar o arroz e ele estiver mascando mas ainda um pouco firme, é o momento de adicionar os outros ingredientes, porém o arroz deve estar mais molhado para não secar, então se estiver mais seco, coloque uma ou duas conchas do caldo. O arroz deve estar brilhante também, se não estiver acrescente 1 colher de sopa de manteiga e misture. Coloque primeiro o queijo parmesão ralado, misture bem. Adicione em seguida as pêras picadas, misture, e por último o queijo brie. Misture tudo e desligue o fogo.

Transfira o risotto para uma travessa que irá servir e decore com as pêras que você assou no forno. Está pronto para ser saboreado!

Anúncios

No Comments

O que achou?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: