Pulpo a la Gallega (Polvo à Galega)

Uma receita típica espanhola e para os amantes de frutos do mar esta receita é perfeita!

Faz parte do cardápio dos restaurantes espanhóis especializados em Tapas.  

Pulpo a la Gallega (Polvo à Galega)

pulpo

Ingredientes:

1 polvo de 1,5kg em média

2 folhas de louro

3 dentes de alho

1 colher de sopa de páprica picante ou doce, escolha ao seu gosto

3 à 4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de sal grosso

Sal

Batatas, quantas achar necessário

 

Modo de Preparo:

Dica para o Polvo: Você deve amaciar a carne do polvo para que não fique dura após o cozimento. Existe dois métodos para fazer isso.

Golpeie repetidamente com um martelo pesado OU congele-o por dois dias e descongele-o embaixo d’água para que escorra o suco

O congelamento faz com que a água do próprio polvo congele e, aumentando seu volume dado ao congelamento, as fibras de tecido se rompem e suavizam a carne.

Em seguida ferva cerca de 2 litros de água em uma panela grande. Adicione as folhas de louro, sal e os alhos, e deixe ferver.

Quando ferver, mergulhe o polvo três vezes seguidas e deixe-o repousar um pouco fora da panela, isto fará com que a pele não se solte.

Coloque o polvo na água fervente e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos, o tempo de cozimento varia conforme o tamanho do polvo.

Retire o polvo sem dispensar a água, escorra e cortar o polvo em rodelas de cerca de 1cm de espessura e coloque em uma tigela grande, preferencialmente uma taboa de  madeira.

Cozinhe as batatas já cortadas em pedaços grossos na água em que foi cozido o polvo e coloque junto aos pedaços de polvo.

Polvilhe o sal grosso e regue com o azeite misturado com a páprica. Se preferir, polvilhe a páprica e depois regue com azeite de oliva. Deixe o polvo repousar para que o sabor do azeite e páprica se incorporem.

%d blogueiros gostam disto: