Feijoada Completa

Hoje em dia comemos feijoada o ano inteiro, mas a época boa para comer uma feijoada completa, com tudo que tem direito dentro dela, é no inverno. Nosso corpo pede alimentos que nos esquente e a gordura da carne de porco não fica tão forte quanto em dias quentes. Então vamos aproveitar o friozinho e preparar uma feijoada completa e acompanhamentos essenciais para complementar este prato maravilhoso e tradicional da cultura brasileira. 

Feijoada Completa

Ingredientes:

400 g de carne seca

400 g de costela de porco defumada

1 pé de porco salgado

2 rabinhos de porco salgado

200 g de orelha de porco salgada

300 g de lombo de porco salgado

2 paios

250 g de lingüiça de porco grossa

100 g de bacon

1 kg e 1/2 de feijão preto de boa qualidade

6 folhas de louro

400 g de cebola bem picadinha

200 g de alho picado

1 xícara de óleo

 

Modo de Preparo:

Coloque as carnes salgadas de molho por no mínimo 12 horas de molho e troque a água pelo menos 2 vezes. Coloque o feijão de molho também por 6 horas. Cozinhe o feijão na pressão por 25 minutos após pegar pressão tire da panela e transfira para o caldeirão que irá preparar a feijoada. Coloque o pé, o rabo e a orelha na panela de pressão por 20 minutos após pegar pressão. Em uma frigideira grande refogue as carnes começando pela carne seca, lombo e costelinha defumada, termine de refogar e coloque no feijão. Refogue o paio e a linguiça e transfira também para panela do feijão, em seguida refogue o bacon e transfira também para a panela de feijão. Na frigideira que refogou todas as carnes, na gordura refogue a cebola e alho. Junte ao feijão e misture tudo. Quando o pé, a orelha e o rabo estiverem prontos escorra e coloque na panela também. Coloque as folhas de louro e acerte o sal. Misture tudo e tampe a panela deixando cozinhar por mais aproximadamente 30 a 40 minutos em fogo médio baixo. Durante este tempo de cozimento experimente o feijão para que não passe do ponto e desmanche.  Se for do seu gosto, antes de deixar a feijoada cozinhar por mais 30 a 40 minutos, acrescente um copinho de cachaça.

 

Couve com Bacon e Torresmo

Ingredientes:

1 maço de couve

2 dente de alho triturado

1 cebola pequena picada em cubinhos

100 g de bacon

1 colher de sopa de azeite

Sal a gosto

Torresmo

 

Modo de Preparo:

Lave a couve muito bem. Retire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, como se estivesse fazendo um charuto. Coloque o charuto de couve sobre uma tábua e corte em fatias bem fininhas. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo. Coloque o azeite e o bacon e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, coloque toda a couve picada na frigideira e refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer, ou até que a couve comece a murchar. Tempere com sal e misture bem. Retire a couve da frigideira coloque em um refratário e coloque torresmo picado por cima.

 

Torresmo

Ingredientes:

Toucinho

Óleo

Sal

Pimenta do reino

 

Modo de Preparo:

Em uma panela funda coloque o toucinho picado em pedacinhos, óleo suficiente para cobrir todo o toucinho, sal e pimenta do reino. Leve ao fogo e mecha sempre até ele cozinhar. Tire da panela e deixe escorrer um pouco. Em outra panela coloque mais óleo para esquentar, quando estiver bem quente coloque o toucinho cozido para pururucar. Tire, escorra e sirva.

 

Caipirinha Tradicional de Limão

Ingredientes:

1 limão Taiti

50ml de cachaça

11/2 colher de sopa de açúcar cristal

Gelo

 

Modo de Preparo:

Pique o limão ao meio em sentido horizontal, corte a parte branca do miolo, corte cada metade ao meio e depois em mais 3 partes para ficar menor e tirar todos os caroços. No copo que irá servir a caipirinha, coloque o limão picado com a casca para baixo. Em seguida coloque as colheres de açúcar e com o auxílio do soquete amasse o limão para soltar o suco. Preencha o copo com gelo e então coloque a cachaça. Misture com um canudo e sirva. Estas medidas são para referencia pois vai do gosto de cada um se quer mais forme, mais suave, mais doce.