fbpx
Anúncios

Escondidinho de Ossobuco com Purê de Mandioquinha e Crosta de Pão

É uma receita que demora um pouco mais para ser preparada porém o resultado vale cada minuto do preparo. Fica delicioso e a carne de ossobuco fica desmanchando na boca. Vale a pena experimentar.

Escondidinho de Ossobuco com Purê de Mandioquinha e Crosta de Pão

Ingredientes:

Ossobuco:

500 g de ossobuco

1cenoura grande

1 cebola média

1 dente de alho triturado

1 lata de tomate pelado

200ml de caldo de legumes

200ml de vinho tinto

2 ramos de alecrim

1 ramos oregano fresco

1 punhado de salsinha e cebolinha

50g de manteiga com sal

Sal e Pimenta do reino a gosto

 

Purê:

10 Mandioquinha salsa médias

200ml de leite

200 g de queijo muçarela

50 g de manteiga com sal

 

Montagem:

Azeite extravirgem

2 pães triturados

Modo de Preparo:

Em uma panela funda e em fogo baixo na boca menor que tiver no fogão, coloque a manteiga, cebola picada em cubinhos pequenos, alho triturado e a cenoura picada em cubinhos. Por cima coloque os pedaços de ossobuco, tempere com sal, pimenta do reino e coloque a salsinha, cebolinha e os ramos de alecrim e orégano inteiros por cima. Coloque então o tomate pelado picado grosseiramente, o vinho e o caldo de legumes. Com uma colher misture um pouco os ingredientes e tampe a panela. O tempo de cozimento em fogo baixo vai ser de aproximadamente 2 horas, e durante este período vá mexendo. Mantenha sempre a panela tampada para evitar que o líquido evapore rápido, e se começar a secar e a carne ainda não estiver desmanchando, acrescente mais caldo de legumes e ajuste o tempero, pode acrescentar mais vinho também se achar necessário.

Se você tiver uma panela slowcook, você irá colocar todos os ingredientes como descrito acima, porém irá deixar por 9 horas e só irá mexer no final, para desmanchar a carne.

Depois deste tempo de cozimento, retire o osso que estará solto da carne e tire o excesso de gordura que tiver. No caso se tiver preparado na slowcook você irá transferir tudo para uma panela e irá cozinhar por mais alguns minutos para que o líquido seque. Reserve esta carne e comece a fazer o purê.

Lave bem as mandioquinhas e descasque elas com o auxílio de um descascador de legumes. Pique ela em tamanhos menores. Em fogo alto coloque tudo em uma panela cheia de água para cozinhar até ficar quase desmanchando. Escorra a água e com o auxílio de uma amassador de batata ou um garfo, vá amassando para transformar em purê. Acrescente o leite e a manteiga e amasse até ficar homogêneo. Acrescente então o queijo ralado e misture tudo. O segredo para o purê de mandioquinha ficar adocicado é o sal. Vá colocando sal e provando até chegar em um ponto adocicado. Não coloque açúcar.

Faça então a montagem, em um refratário fundo ou em vários potinhos individuais coloque uma camada da carne, por cima o purê e finalize com a farinha de pão, regue um pouco de azeite e leve ao forno a 180°C até dourar por cima.

Está pronto para servir.

Anúncios

No Comments

O que achou? Deixe seu comentário para que eu possa sempre melhorar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: