fbpx
Anúncios

Derretendo Chocolate

Derretendo Chocolate

Quem é que nunca derreteu chocolate para preparar uma sobremesa, ou para fazer bom bom?!?! Mas tem algumas coisas que não sabemos e acabamos perdendo chocolate por falta de informação sobre alguns truques para recuperar chocolate já derretido, ou até o chocolate que não é especifico para cobertura. Confira estas dicas sobre derreter chocolate e reaproveitar chocolate já derretido.

Chocolate Ao Leite

Derretido em Banho Maria:

choc2

O segredo está na temperatura que é derretido o chocolate e o contato do quente e frio.

Você deve picar o chocolate em tamanho pequeno e que fique similares os tamanho para ter um derretimento homogêneo. Divida o chocolate em duas parte.

Coloque uma panela de água para esquentar, não deve ser acima da metade da panela pois na hora que colocar a vasilha de chocolate o nível da água irá subir e pode transbordar ou entrar no chocolate o que pode prejudicar o procedimento. Desligue quando começar a criar aquelas bolinhas na parede da panela, não deixe a água ferver. Coloque na água, em uma vasilha de vidro a 1ª parte do chocolate e vai misturando enquanto o chocolate derrete, quando eles estiver totalmente derretido, retire a vasilha de vidro da água e então acrescente o restante do chocolate e derreta com a temperatura do chocolate.

Quando terminar de derreter o chocolate estará em uma temperatura morna onde o manuseio será permitido de imediato.

 

Derretido no Microondas:

chocolate_micro_ondas

Faça o mesmo procedimento de picar o chocolate em parte menores, coloque todo o chocolate em um refratário próprio para microondas. Atenção pois ele deve estar seco, se estiver úmido ou molhado pode atrapalhar o processo.  Coloque então a vasilha no microondas por 1 minuto em potencia média. Depois de 1 minuto, retire a vasilha e misture o chocolate com uma espátula seca.

Uma curiosidade quando derrete pelo microondas é que neste 1 minuto quando você abrir o microondas pode ser que o chocolate não tenha “derretido”, ele fica no mesmo formato que colocou. Isso é porque ele derrete de dentro para fora, então quando você tirar e começar a misturar ele vai desmanchar e derreter.

Após este processo se ainda tiver chocolate para derreter, volte a vasilha ao microondas e coloque por mais 30 segundos, retire misture e se ainda tiver repita o processo até derreter por completo.

 

Chocolate Branco:

passo-1

Com o chocolate branco o processo será o mesmo tanto para o banho maria quanto para o miroondas, mas ele é um chocolate um pouco mais chato de derreter. Se você usar o chocolate branco para cobertura ele irá derreter normalmente, mas se for o chocolate branco comum que você compra em qualquer supermercado, este pode ser que não derreta apenas amoleça e forme uma pasta de chocolate, neste caso você pode usar alguns truques:

 

  • O chocolate branco de espécie alguma pode ter o contato com água, portanto no processo de banho maria seja mais cuidadosos e nunca tampe para que o vapor não caia no chocolate.

  • Procure usar vasilhas de alumínio para o banho maria e colher também, no microondas não pode usar vasilha de alumínio, mas a de vidro da certo também.

  • Se o chocolate virar uma pasta e você deve acrescentar um pouco de gordura vegetal ou manteiga sem sal para ajudar a derreter.

 

Derreter o chocolate já derretido:

Volte para o banho maria ou para o microondas acrescentando a gordura vegetal ou a manteiga.

A quantidade depende se já pegou o ponto que você deseja, então acrescente pouco e conforme for derretendo você acrescenta a quantidade que quiser.

 

 

Anúncios

No Comments

O que achou? Deixe seu comentário para que eu possa sempre melhorar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: