Creme de Batata com Alho Poró

Uma receita deliciosa cremosa e diferente para estes dias frios. Um pouco mais requintada e que explora um ingrediente que tem sido muito usado em diversos pratos hoje em dia, que é o alho poró, dando um sabor delicioso ao prato.

Creme de Batata com Alho Poró

creme de batata com alho poró

Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga sem sal

1 cebola cortada em fatias finas

3 alho poró (somente parte branca ) , em fatias finas e bem enxaguado

6 dentes de alho picados

1/2 xícara de vinho branco seco

8 batatas grandes descascadas e picadas em tamanhos médios a pequenos

7 xícaras de água

1 colher de chá de sal

3 ramos de salsa fresca

1 folha de louro

1/2 xícara de creme de leite

1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora

Pimenta do reino moída

2 colheres de sopa de cebolinha fresca em fatias finas

Modo de Preparo:

Separe 2 colheres de sopa de manteiga na geladeira. Aqueça a manteiga restante em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola, o alho poró e o alho e cozinhe, deixe a panela tampada e mexa ocasionalmente, até ficar macios, cerca de 12 minutos . Aumente o fogo para alto , despeje o vinho, e cozinhe descoberto, até quase secar, cerca de 4 minutos. Reserve

Em outra panela adicione a batata , água e sal. Amarre a salsa e a folha de louro com um pedaço de fio de cozinha e adicione à sopa. Abaixe o fogo e deixe ferver, coberto , até que as batatas fique muito macias, cerca de 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Quando a mistura de batata esfriar, remova e descarte o pacote de erva. Transfira a mistura para um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Retorne o purê à panela e aqueça em fogo médio.

Adicione ao purê a manteiga reservada, creme de leite e suco de limão, misture bem e então adicione a mistura de alho poró deixe esquentar e incorporar.

BANNER TONIN CIDADES E INGREDIENTES

%d blogueiros gostam disto: