Charuto de Escarola Recheado de Arroz com Pinhão

Quer uma receita mais saudável mas não menos saborosa. Se você gosta de charutinho de repolho, couve ou folha de uva, este aqui também irá te conquistar.

Amei a combinação de escarola com a uva passa para quebrar um pouco o sabor forte que esta folha tem. Ficou simplesmente fantástico. Vale a pena experimentar. 

Charuto de Escarola Recheado de Arroz com Pinhão

Ingredientes:

1 cabeça grande de escarola

3/4 de xícara de arroz arborio

1/2 de xícara de pinhões cozidos

3 colheres de sopa de azeite extra-virgem

2 dentes de alho, picados finamente

200g de tomate seco sem óleo picado grosseiramente

1/3 de xícara de uvas passas claras

1 ovo grande, levemente batido

1/2 de xícara de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C.  Lave bem a cabeça de escarola, sem soltar as folhas. Em uma panela grande coloque água e sal e coloque a escarola para cozinhar após ferver, por aproximadamente 6 minutos. Escorra e reserve até esfriar. Enquanto isso prepare o arroz. Em outra panela coloque 1 litro de água com sal para ferver e então adicione o arroz. Deixe cozinhar por 10 minutos sem tampa, o arroz não ficará macio neste momento.

Antes de escorrer o arroz, reserve 1/2 xícara da água do cozimento e reserve o arroz escorrido. Com os pinhões cozidos e picados em pedacinhos, em uma frigideira coloque os pinhões com uma colher de sopa de azeite e mexa até dourar. Em seguida adicione o alho e deixe dourar também, mexendo sempre. Acrescente então o tomate seco e as uvas passas. Misture tudo e desligue quando as uvas passas ficarem mais macias e desmanchando. Acrescente o arroz, o ovo batido e parte do queijo parmesão misture tudo.

Comece então a montar os charutos. Pegue a cabeça de escarola cozida e corte a base dela. As folhas irão soltar. Em uma superfície lisa coloque uma folha e no meio da folha em sentido horizontal da folha coloque um punhado da mistura de arroz, comece a fechar a folha puxando a parte do talo por cima do arroz, depois dobre as laterais e então enrole e coloque em uma forma própria para ir ao forno. O fechamento da folha é como se estivesse fazendo um envelope.

Faça isso com todos até o arroz ou as folhas de escarola acabar. Pegue a água do arroz que foi reservada e coloque na forma junto aos charutos com 2 colher de sopa de azeite. Polvilhe o restante de queijo por cima dos charutos. Cubra com papel de alumínio e leve para assar até que o arroz esteja macio, cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e grelhe por mais 4 a 7 minutos, até que o queijo fique dourado. 

Quer mais receitas com arroz? CLIQUE AQUI

O que achou?